Parabéns -

A equipe do Youtube comemorou nesse último dia 09 de outubro de 2009 a marca histórica de mais de um bilhão de vídeos visualizados por dia e o envio de mais de 24 horas de conteúdo por minuto. A informação foi divulgada por seu fundador Chad Hurley, atualmente CEO do Youtube.
O Youtube é um site gratuito de compartilhamento de vídeos digitais através da internet. Foi fundado por Chad Hurley e Steve Chen em 2005 e rapidamente ganhou popularidade por sua possibilidade de divulgar trabalhos, pesquisar documentários, compartilhar vídeos caseiros, opiniões, debates e outras infinitas possibilidades de uso.

Fundadores do Youtube, Chad Hurley e Steve Chen
Em 2006 a empresa Google, em um período de forte expansão, comprou o Youtube por 1,65 bilhões de dólares. Isso possibilitou o site tomar um rumo mais profissional e buscar novas formas de rentabilidade. À medida que a velocidade da internet aumentava, os engenheiros do Youtube melhoravam a qualidade e a capacidade de armazenamento para vídeos mais longos, isso trouxe mais programas e filmes para o site, o que aumentou mais ainda sua popularidade.
Hoje o Youtube tem muitas funcionalidades que facilitam a localização e a interação com os vídeos, mas não perdeu o tempero que o consagrou, a simplicidade. E é exatamente essa simplicidade que o torna cada vem mais popular. Algumas escolas, por exemplo, já o utilizam para vídeos-aula. Artistas expõem seus trabalhos e muitos se consagram como foi o caso da escocesa Susan Boyle que, no começo deste ano, teve mais de 100 milhões de visualizações em seus vídeos, tornando-se uma celebridade mundial.
A fama do Youtube também já trouxe problemas para o site, principalmente em relação a direitos autorais. No começo do ano de 2009 o controle sobre os direitos autorais das trilhas sonoras presentes nos vídeos passou a ter uma rígida marcação. Foi implantado um sistema que identifica o áudio ilegal e retira automaticamente o vídeo do site ou o som presente nele, impedindo sua publicação.

No Brasil o Youtube está na 6ª posição no ranking dos sites mais acessados. Está atrás de UOL na 5ª posição, Windows Live na 4ª posição, Google.com na 3ª posição, Orkut na 2ª posição e google.com.br na 1ª posição. Segundo a empresa Hitwise, que monitora o tráfego na internet, o YouTube tem 46% de participação de mercado de vídeos on-line, contra 23% do MySpace e 10% do Google Video.

Atualmente os objetivos do Google para o Youtube se baseiam em dois aspectos. Um deles é tornar o site acessível com eficiência para os diversos tipos de aparelho, como TV ou celulares. O outro foco está em fazer o Youtube mais ?inteligente?, apresentando para o usuário apenas os vídeos de seu interesse.

Se já não é, o Youtube está caminhando para se tornar a televisão do futuro, onde o próprio usuário recebe a programação de acordo com seus dados presentes na Internet (Orkut, pesquisas, Twitter, etc) e assim, receberá o conteúdo de interesse, tanto para a vida pessoal quanto profissional.

 

Parabens Youtube! õ/ '